segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SMAM 2015: “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”

Este ano o tema da Semana Mundial de Amamentação é “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”

Então vou falar da minha experiência.



Não tenho experiência com amamentar e trabalhar fora, mas quando tive o Elias eu ainda estudava e esta experiência me motivou muito a optar por trabalhar em casa.

Ele nasceu em Dezembro, em Fevereiro voltavam às aulas, me matriculei em poucas matérias, e tentei ir às aulas com ele. Tive a sorte de os professores das matérias que escolhi terem sido receptivos, mas os alunos, meus colegas, não foram, acabei desistindo por hora e decidi trancar a faculdade por um ano.

Voltei quando ele tinha um ano e pouco, ainda mamava, mas já comia e poderia ficar sem mamar na minha ausência. Conseguimos conciliar os meus horários com o do meu marido e eu optei por fazer poucas matérias para sempre um de nós estar com ele.

Decidimos ter um segundo filho e ao mesmo tempo precisei procurar uma escolhinha para o Elias, já que os horários das matéria não coincidiam mais com os horários vagos do meu marido, que trabalhava.

Todo mundo que já procurou escola para um bebê sabe das dificuldades e assim pensei nos estágios que já tinha feito, nas opções de empregos que me esperavam, do meu futuro bebê ter que ir para uma escola a não ter a mãe por perto como o Elias estava tendo. Vi que não era aquilo que queria para minha vida, para os meus filhos.

Assim junto com a confirmação da gestação veio a decisão de largar a faculdade e fazer o que eu gostava de fazer ser uma fonte de renda. Assim surgiu Ninho da Coruja, logo depois do nascimento da Sarah.

Com a Sarah pude amamentar tranquila, tinha acabado de começar com as vendas e conseguia estar com ela mais do que trabalhar.

Uns anos mais tarde veio o Nathan, eu já estava trabalhando bastante, a renda que gerava era significativa para a renda familiar.

A vantagem de se trabalhar para você mesma é decidir seus horários, estar em casa perto dos filhos; a desvantagem é que não tem licença maternidade, não trabalhou, não ganhou.
Assim tive que voltar a trabalhar quando ele tinha 20 dias.

Tentava trabalhar apenas quando ele estava dormindo, mas muitas vezes costurei com ele mamando. Eu não gosto disto, acho que o ideal é darmos atenção enquanto eles mamam, estar centrada neles, mas nem sempre o que acontece conosco é o ideal.
Trabalhar em casa contribuiu para eu conseguir amamentar meus filhos além dos dois anos, amamentar em livre demanda e exclusivo por mais de 6 meses.


O ideal seria conseguirmos ficar com os nossos filhos nos primeiros anos, sem precisar trabalhar, para amamentar tranquilamente, mas nem sempre isto é possível, então para trabalhar e amamentar precisamos de apoio, não só de quem está perto, este compromisso deve ser de todos, das famílias, das empresas, das escolas, porque só assim conseguiremos que amamentar e trabalhar seja uma realidade de todos!

publicado originalmente em Ninho da Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário